quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Assistência Estudantil

Assistência à moradia estudantil, à alimentação, auxílio transporte, à saúde, cultura, esporte, creche (para filhos de estudantes, professores e servidores) e apoio pedagógico. Essas são pautas de reivindicação de boa parte dos estudantes brasileiros e são estruturas básicas para algo que convidamos você a refletir agora: Assistência estudantil. Existe isso na UESPI?
   Oferecer assistência estudantil é oferecer condições de permanência dos estudantes na universidade. Porque não basta apenas oferecer vagas. É só observar nas nossas turmas a desistência de muitas pessoas antes de chegar ao final do curso. Por que eles desistiram? Por falta de restaurante universitário? Falta de transporte para ir às aulas? Falta de uma creche disponível para deixar seus filhos? Falta de condições para o estudante pesquisador? Falta de Residência Universitária para estudantes que são de outras cidades/estados?
   Os motivos podem ser vários, mas nem sempre aparentes. As dificuldades são sentidas no dia a dia de um estudante da UESPI, embora nem sempre consigamos apontar objetivamente quais são os causadores de tais transtornos.
   A UESPI sequer tem um restaurante universitário. O projeto existe, mas até hoje não houve Administração Superior que considerasse tal obra importante. Enquanto estudantes de outras instituições brigam por condições dignas em residências universitárias, a UESPI nem mesmo oferece o benefício. Faltam ainda bolsas-trabalho suficientes para a demanda. E as poucas existentes estão atrasadas há meses.
   Como garantir que a Universidade seja um ambiente de pesquisa, de descoberta, de produção de conhecimento e não da cópia, se ao estudante não é dada a possibilidade de vivenciar a universidade? Como garantir a própria extensão universitária como retorno a sociedade se o estudante não tem condições materiais de permanecia na instituição para desenvolver tais projetos? No final das contas a educação superior acaba se restringindo apenas ao ensino e, mesmo assim, muito a quem do desejado. 
    A assistência estudantil é um direito que cabe a todo estudante, porém não conseguiremos de braços atados. A história mostra que nenhum direito é concedido, e sim conquistado.

QUEREMOS: 
- Restaurantes universitários com preço de bandejão acessível e subsidiado; Isenção de cobrança para estudantes com pais de baixa renda
- Moradias Universitárias para estudantes de outros municípios.
- Mais e melhores bolsas-trabalho
- Assistência médica-odontológica gratuita
- Creches 

Um comentário:

  1. Com certeza Uespi tem que melhorar sua estrutura para abranger as demandas de estudantes que entram na universidadde e que como foi dito acima deixam o curso por vários motivos.Motivos que a instituição conhece mas não toma atitudes para resolver.

    ResponderExcluir